Para você, parar de pé de forma estável e alinhada, parece fácil? Pois deveria ser. Mas se manter na Postura da Montanha de forma correta por algum tempo é um desafio para muitos.
A Postura da Montanha, Tadasana em sânscrito, nos traz a consciência da nossa estrutura corporal com um todo. Representa a estabilidade e firmeza de uma montanha, nos remetendo ao elemento terra.
Na mitologia indiana, o Monte Kailash é o local onde Shiva nasceu. E Shiva é considerado o criador do yoga, e possui poder de regenerar e transformar. Quando estabilizamos na Postura da Montanha, experimentamos essa serenidade, esse alinhamento com o universo.
Podemos também falar da postura como uma metáfora de como nos colocamos na vida. A Montanha nos ensina a mantermos a firmeza no nosso caminho, o equilíbrio para carregar nosso corpo e a qualidade do relacionamento com a nossa base.
Para nos colocarmos na postura:
1. Fique em pé com os pés paralelos e bem fixos ao chão, na largura do seu quadril
2. Rode os ombros para trás e depois para baixo, deixando seus braços relaxados ao lado do corpo
3. Queixo paralelo ao chão e ombros relaxados
4. Relaxe seu rosto e mantenha a cabeça alinhada com sua coluna
5. Deixe suas pernas retas, mas relaxe os joelhos. Relaxar não significa dobrá-los, apenas não estique demasiadamente
6. Encaixe seu quadril para que sua coluna possa permanecer de forma mais neutra. Talvez encolher um pouco o abdômen possa ajudar também. Nada que nos deixe tensionados
7. A respiração fica livre pelas narinas
8. Leve sua atenção para os pés e procure mantê-los bem firmes ao chão. Com toda a superfície, observando dedos, sola dos pés, calcanhares. Procure sentir o peso do seu corpo distribuído em ambos os pés
9. Depois se mantenha firme e o mais relaxado possível na postura por algum tempo (esse tempo sempre é relativo, podendo ser de poucos segundos até mais de alguns minutos, veja como você se sente). E se for confortável para você, experimente fechar um pouco os olhos. A experiência de olhos fechados é sempre mais rica
Benefícios da Postura da Montanha:
Alinhamento do corpo todo e da coluna
Fortalece as articulações dos pés e pernas
Auxilia o fluxo da respiração
Favorece uma maior consciência corporal
Cria sensação de enraizamento e estabilidade
Equilíbrio entre corpo e mente
Gostou? Agora é experimentar para sentir. O yoga só faz sentido quando experenciamos, sentimos e levamos com a gente o resultado dessa experiência. E pode ser que, cada vez que você faça a postura (vale para qualquer uma ok?), você acrescente novos olhares e sensações.
Agora é com você! Experimente.
Boa Prática.
Deixe um comentário