Postura da Árvore

A Postura da Árvore ( Vrksana) é uma das mais antigas posturas do yoga. Ficar sob um pé já fazia parte dos antigos sábios do período Védico (existem esculturas na Índia que comprovam essa história).

Esse ásana estabelece uma forte relação com o elemento terra, com as raízes de uma árvore.

A árvore é frequentemente usada como símbolo da jornada do yoga.

E podemos ainda pensar que uma árvore pode nos lembrar de diversas características: estabilidade, força, grandeza, além de uma copa com seus inúmeros galhos, folhas e frutos.

Ela nos convida a esse alinhamento com o espiritual.

Fisicamente nos ajuda a fortalecer o quadril, pernas, tornozelos e arco dos pés.

Mentalmente promove persistência, foco, concentração, controle e equilíbrio.

Toda postura de equilíbrio também nos traz desafios, não só os do nosso corpo, mas também da nossa mente. Como é se concentrar num ponto de olhos abertos? Como estabelecemos a respiração e, ao mesmo tempo, tentamos relaxar enquanto nos equilibramos? Como lidamos com uma série de fatores ali no tapetinho e depois transmutamos isso para a nossa vida?

É disso que tratam as posturas de equilíbrio. Sobre a complexidade que se apresenta em diversas situações e como lidamos ao mesmo tempo com tudo e com serenidade, estabilidade e relaxamento. São posturas que nos ensinam para além de estarmos numa perna/pé somente.

A experimentação, a repetição e a observação a cada vez que nos colocamos numa determinada postura é que vai contribuindo para o repertório de conhecimento sobre nós mesmos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *