Yoga é para ser simples

É isso mesmo que você leu Yoga é para ser simples. Não confundir com “fácil”.

E tem muita gente complicando. Fazendo posturas que mais parecem contorcionistas ou exibicionistas. Ou ainda trazendo uma linguagem quase inacessível pra muita gente.

Mas o que é ser simples dentro do universo do yoga? Vou comentar aqui alguns aspectos das práticas do yoga de uma forma mais resumida.

Praticamos as posturas (Ásanas em sânscrito) com o nosso corpo. Trabalhamos o corpo nas aulas de yoga para o que mesmo?

Para poder sentar e meditar.

Fazemos exercícios respiratórios (conhecidos como pranayamas) pra que?

Para concentrar e equilibrar a mente. Pra depois poder meditar.

Relaxamos (normalmente lá no final da prática das posturas) pra que?

Para integrar os benefícios da prática e também para induzir um estado de relaxamento profundo no corpo e na mente. Para depois meditarmos.

Ou seja, praticamos yoga para meditar. Para sentar numa postura confortável, fechar os olhos, aquietar a mente e irmos de encontro a nós mesmos.

Muita gente hoje em dia confunde as coisas, falando que conhece o yoga, ou a meditação. Conhece mesmo? Não importa o quanto você “conheça” do yoga, se você não pratica, você não conhece. Não é olhando alguns vídeos nas redes sociais que você vai conhecer o yoga. Yoga é prática pura. É experimentação, é sentir, é se observar durante cada postura, cada exercício respiratório, em cada silêncio interno. Yoga é um processo de autoconhecimento que vamos construindo a cada prática.

E não adianta dizer que pratico yoga “de vez em quando” (isso vale para sentar e meditar). Costumo dizer que praticar yoga (meditar) é que nem escovar os dentes: para ficarem limpos e brilhosos precisamos escovar os dentes todos os dias. Com a nossa mente é a mesma coisa. Precisamos “exercitar” nossa mente meditando diariamente.

Yoga é para ser simples, mas nem sempre fácil.

Sentar, aquietar corpo e mente é bastante difícil. Por isso precisamos do “exercício para a mente”. Por isso precisamos de regularidade, de um tempo para isso na nossa rotina. Nem sempre temos esse tempo disponível, mas com um pouco de disciplina, vamos colocando alguns minutos na rotina. Aos poucos, esse sentar e aquietar nos traz alguns benefícios.

Já é sabido dos benefícios que colhemos quando praticamos yoga/meditação com regularidade. Vamos desenvolvendo a capacidade de estarmos no momento presente, conscientes dos nossos pensamentos, emoções e sensações. Ela nos ajuda a reduzir a ansiedade, através do relaxamento do corpo e da mente, cultivando o equilíbrio emocional. Sustentamos mais a concentração e foco, pois trabalhamos esse “estar presente” o tempo todo. Como é uma prática introspectiva, vamos nos conhecendo melhor, trilhando o tal caminho do autoconhecimento.

Mas tudo isso é teoria que “ouvimos falar”. Sem experimentar e observar em nós mesmos tudo isso, o yoga e a meditação são apenas teorias bonitas que parecem difíceis ou estão longe do nosso cotidiano.

Experimente. Reconheça em você tudo isso. Não acredite em mim. Afinal, o meu yoga é singular, Ele só acontece dentro de mim mesma. Encontre o seu praticando. Aí talvez você possa concordar ou não comigo.

Yoga é para ser simples.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *