Savasana (em alguns livros encontramos a grafia “Shavasana”) é uma postura do yoga que é descrita num texto antigo, datado aproximadamente de 1687, chamado “Hatha Pradipika”. Segundo a obra, é descrita dessa forma: “deitado de costas como um cadáver é Shavasana, que evita o cansaço e dá repouso mental” (I.32).
Segundo outro texto da tradição, o Gheranda Samhita (II.19), a técnica é indicada da seguinte forma:
• Deitado de costas posicionando pernas e braços comodamente;
• Olhos fechados, sem nenhum movimento no corpo;
• Respiração profunda e ritmada;
• A mente deve concentrar-se nos movimentos respiratórios.
Com isso, relaxamos profundamente corpo e mente, nos preparamos para os pranayamas (exercícios respiratórios) e para a meditação.
“Sava” em sânscrito quer dizer “cadáver”. E “asana” quer dizer assento ou postura. Outro nome para esta mesma postura é Mrtasana, onde “Mrt” pode ser traduzido como “morto”.
Então, deitar-se como um “cadáver” ou como um “morto”, requer imobilidade do nosso corpo, requer uma entrega total ao momento e ao nosso interno. E isso não necessariamente é algo simples de ser feito, uma vez que nossa mente nem sempre está presente e relaxada, ou nosso corpo físico não consegue relaxar totalmente.
Conduzir um relaxamento durante um tempo nesta postura também é desafiador. Requer experiência própria de relaxamento, concentração e entrega.
E aí voltamos lá no início deste texto – a entrega. Relaxar é entrega. Repousar, confiar, render-se, abandonar, soltar o controle, permitir-se, tudo isso é entrega.
Segundo os estudos, a postura do Savasana ajuda no trabalho dos nossos músculos (por causa do relaxamento), melhora a circulação venosa no corpo, o que elimina a fadiga, faz com que o sistema nervoso seja tonificado, energia mental é aumentada e contribui para a diminuição da pressão alta.
Mas como yoga não é teoria, precisamos experimentar, sentir, observar o que acontece com nosso corpo e mente quando estamos em estado de relaxamento nessa postura. E ouso dizer que, cada relaxamento é diferente do outro. Não somos os mesmos todos os dias, portanto, não tem como esperar o mesmo dessas experiências. Volto a dizer que o Savasana é a postura queridinha de 10 entre 10 praticantes de yoga. Afinal, quem não gosta de relaxar?
Foto : @martin.com.ene
Deixe um comentário